Globo pode ser condenada a pagar R$ 50 milhões por denúncias de assédio

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 13:22
Melhem é acusado de ter mostrado o pênis para Dani Calabresa

A Rede Globo foi alvo de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) que pede o pagamento de R$ 50 milhões de indenização por ter sido negligente às denúncias de assédio sexual e moral nos últimos anos. A emissora deveria ter participado de uma audiência nesta quinta (25) no Rio de Janeiro, mas o caso foi adiado após pedido da empresa. A informação é do blog Universa no UOL.

Segundo a Globo, uma das testemunhas que participaria da audiência não quis comparecer por medo de represálias após vazamentos de informações na imprensa. O MPT considera que a emissora permitiu assédio sexual e moral entre os funcionários e deve apontar o que a empresa deveria ter feito para evitar novos casos.

Caso a emissora seja condenada, ela terá que pagar o valor, que vai ser enviado a um fundo, que será escolhido pelo Estado. Ações do MPT contra empresas são comuns, mas o motivo da denúncia do órgão contra a Globo é incomum, já que casos de assédio costumam ser subnotificados, segundo a advogada trabalhista e conselheira de políticas para mulheres de São Paulo Tainã Góis.

“No caso do assédio, é incomum esse tipo de ação por vários motivos: é difícil a mulher denunciar e é mais difícil ainda conseguir uma denúncia pública e coletiva por assédio, que junte vários casos. Esse tipo de ação do MPT não é para uma pessoa, e sim para um problema na estrutura empresarial, por isso é raro”, avalia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link