Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

Atualizado em 3 de maio de 2024 às 0:01
Comportas sendo fechadas no caís Mauá para evitar transbordamento do Guaíba
Comportas sendo fechadas no caís Mauá para evitar transbordamento do Guaíba – Divulgação Luciano Lanes/PMPA

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira (2), destacou que a região metropolitana de Porto Alegre enfrentará uma enchente sem precedentes nesta sexta-feira (3). Durante o balanço das chuvas no estado, ele informou que o estado já registrou 29 mortes e 60 pessoas estão desaparecidas.

Segundo o político, o nível de água do Guaíba, por volta das 20h30 desta quinta-feira, já havia atingido os 3,46 metros da enchente ocorrida em setembro do ano anterior e estava aumentando em média 8 centímetros por hora.

Estima-se que o rio chegue a 4 metros durante a madrugada de sexta-feira, podendo alcançar 5 metros até o fim da tarde. Essa situação é comparada pelo governador à enchente de 1941, a maior da história, quando o Guaíba atingiu 4,75 metros.

O hidrólogo Pedro Luiz Camargo, da sala de situação montada pelo governo, alertou que as cheias registradas nas bacias hidrográficas do Guaíba são as maiores já documentadas. Ele destacou que a vazão dos rios Jacuí e Taquari vai aumentar, afetando a região metropolitana nos próximos dias.

A Defesa Civil estadual informou que os níveis de água em todo o estado estão muito acima da cota de inundação devido às intensas chuvas, e que essas condições devem persistir, especialmente nas bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas e Caí.

Devido ao risco de alagamentos, a Prefeitura de Porto Alegre iniciou o fechamento das comportas da cidade e declarou estado de calamidade pública na noite de quinta-feira. O prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu que os moradores estejam atentos, especialmente na região do centro histórico e do 4º Distrito.

A Defesa Civil alertou para a continuidade das chuvas extremas até segunda-feira (6) e informou que 304 pessoas foram acolhidas em abrigos temporários na cidade até o momento.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link