Governo adia “Enem dos Concursos” por causa de enchentes no RS

Atualizado em 3 de maio de 2024 às 14:43
Enchente nos arredores do Estádio Beira Rio, em Porto Alegre. Foto: Miguel Noronha/Enquadrar

O governo federal decidiu adiar as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, inicialmente agendadas para o próximo domingo (5). A medida foi tomada em decorrência das intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, resultando em enchentes, destruição de moradias e, até o momento, pelo menos 37 mortes.

Na última quinta-feira (2), o Ministério da Gestão havia anunciado que as provas seriam mantidas, inclusive no Rio Grande do Sul. No entanto, diante da gravidade da situação, o governo optou por adiar o concurso em todo o país, buscando uma solução jurídica para evitar prejuízos aos candidatos afetados pelas condições adversas.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, informou que 86 mil pessoas se inscreveram para participar das provas em 10 cidades gaúchas, enquanto no país todo foram registrados cerca de 2,5 milhões de inscritos.

“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse o ministro-chefe da Secom em entrevista ao canal oficial do governo.

Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secom. Foto: reprodução

O CNU representa uma novidade ao centralizar em uma única prova os concursos autorizados para seleção de servidores públicos em diversos órgãos federais. Esta é a primeira vez que esse formato é adotado. No total, estão em disputa 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, possibilitando que os candidatos concorram a várias oportunidades pagando apenas uma taxa de inscrição.

As provas estavam distribuídas em 3.665 locais de aplicação em 228 cidades, considerando o CEP informado no momento da inscrição. Seriam disponibilizadas 75.730 salas para o exame, com 94,6% dos candidatos realizando as provas a até 100 km de distância de suas residências.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link