As secretarias da Segurança Pública e da Educação da Bahia disponibilizaram um canal de comunicação para a denúncia de possíveis ameaças a escolas, por meio do número telefônico 181. O objetivo é identificar e responsabilizar os autores de ameaças, sejam elas reais ou falsas.
As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e repassadas para as forças policiais, visando uma pronta resposta, quando cabível. Fotos, prints e vídeos também poderão ser enviados por meio do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com).
Os protocolos adotados para reprimir os ataques também incluem a intensificação do patrulhamento especializado da Ronda Escolar e das unidades ordinárias da Polícia Militar, além do destacamento de equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), da Polícia Metropolitana (Depom) e da Polícia do Interior (Depin).
A ação integra a Operação Escola Segura, deflagrada em todo o País pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O trabalho de inteligência e investigação da Polícia Civil, que tem apoio da Coordenação de Inteligência Cibernética (Cyberlab), apontou a identificação de adolescentes responsáveis por ameaças de ataques a escolas em Salvador, Vitória da Conquista, Itarantim, Ituberá, Iaçu, Maiquinique e Paratinga.
Com informações da Secom/BA