O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma o Farmácia Popular do Brasil com a expansão da oferta de medicamentos gratuitos e o credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.
Agora, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. Vale destacar que a iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
O lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil será feito pelo presidente petista nesta quarta-feira (7), em Recife, Pernambuco. O mandatário estará acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O programa terá como prioridade a saúde das mulheres. Elas terão acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Esses produtos, que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto), agora são gratuitos. A iniciativa deve beneficiar cerca de 5 milhões de mulheres em todo Brasil.
Além disso, o Farmácia Popular do Brasil também oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, a partir de agora, também para osteoporose e anticoncepcionais.
O programa ainda fornece medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, contempla o tratamento para 11 doenças.