O governo Lula anunciou que o economista Márcio Pochmann vai assumir o comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, que disse que não houve resistências ao nome dele dentro do governo.
Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e presidente da Fundação Perseu Abramo entre 2012 a 2020, ele vai assumir o posto de Cimar Azeredo, que vinha comandando interinamente o IBGE.
Pochmann é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho.
“O Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do IBGE e não tem nenhum ruído quanto a isso”, afirmou Pimenta ao deixar o Palácio da Alvorada após reunião com o presidente Lula. A declaração ocorreu depois de suposta resistência da ministra do Planejamento, Simone Tebet, cuja pasta é ligada ao instituto.