Governo Lula estuda a compra de 30 mil casas para os desabrigados das chuvas do RS

Atualizado em 24 de maio de 2024 às 20:40
Mulher recolhe móveis na cidade de Roca Sales, uma das mais afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.- Nelson Almeida/AFP

O governo Lula está dialogando com prefeitos de cidades do Rio Grande do Sul sobre a aquisição de casas particulares não afetadas pelas enchentes para abrigar as vítimas do desastre.

O ministro das Cidades, Jader Filho, já realizou três reuniões virtuais com aproximadamente 50 prefeitos gaúchos. Na próxima semana, ele e o ministro Rui Costa (Casa Civil) terão novas discussões sobre o assunto no estado.

De acordo com as estimativas do ministério, é possível adquirir inicialmente 30 mil residências que estão desocupadas nessas cidades, destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 4.400, enquadrando-se nas faixas 1 e 2 do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Além disso, o ministério prevê que outras 10 mil casas do MCMV estarão prontas no estado dentro de 12 meses.

Ainda não foi definido um orçamento total para a compra dessas casas, mas o governo Lula se comprometeu a liberar recursos para abrigar aqueles que perderam suas residências.

Atualmente, o estado tem cerca de 65 mil desabrigados (que perderam suas casas) e 581 mil desalojados (que estão temporariamente fora de suas residências).

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link