Governo Lula irá contratar estudo alemão para evitar novos alagamentos no RS

Atualizado em 17 de maio de 2024 às 6:45
Lula sobrevoa áreas alagadas no RS. Foto: Ricardo Stuckert

O governo Lula (PT) está planejando contratar um estudo de obras de infraestrutura e medidas ambientais para melhorar o escoamento das águas das chuvas e conter o acúmulo de água na região de Porto Alegre, conforme informações do Blog da Ana Flor, do G1.

Segundo Renan Filho, ministro dos Transportes, a decisão foi contratar a mesma agência de desenvolvimento alemã que, nas décadas de 1960 e 1970, foi responsável pelo sistema de diques para contenção de água ao redor da capital gaúcha.

O estudo terá três eixos principais. Na primeira etapa, será investigada a criação de barreiras, a reconstrução da vegetação nas margens dos cursos d’água e a remoção da população de áreas próximas aos rios.

Na segunda etapa, o foco será aumentar a vazão do Guaíba e da Lagoa dos Patos, ajudando no escoamento da água que atualmente alaga Porto Alegre e regiões adjacentes. A criação de um canal entre a Lagoa dos Patos e o mar é uma das opções a serem consideradas.

Enchentes no RS: policiais Civis de Sergipe fazem parte de operação da Força Nacional | Sergipe | G1
Beira do Guaíba mostra enchente em Porto Alegre — Foto: Nelson Almeida/AFP/Arquivo

A terceira parte do estudo avaliará o sistema de diques para proteção da capital, visando reavaliar as alterações necessárias para enfrentar os novos desafios climáticos e definir a manutenção do sistema.

Vale destacar que, até o momento, o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul chegou a 151. Segundo relatório da Defesa Civil divulgado na quinta-feira (16), 104 pessoas estão desaparecidas.

Ao todo, 617 mil pessoas estão fora de casa, sendo 540,1 mil desalojadas (em casas de amigos ou parentes) e 77,2 mil acolhidas em abrigos. O governo estima que 2,2 milhões de gaúchos foram afetados pelo evento climático, com 461 dos 497 municípios do RS registrando transtornos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link