Governo pede explicações à Petrobras sobre aumento dos combustíveis

Atualizado em 11 de março de 2022 às 21:16
Fila de carros para abastecer
Governo cobra explicações à Petrobras sobre aumento dos combustíveis
Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Em notificação feita à estatal Petrobras, o governo brasileiro pediu, nesta sexta-feira (11), que a empresa explique o motivo do reajuste no preço dos combustíveis. Além da petroleira foi notificada também a Acelen, empresa de refinaria que é responsável por 30% da produção industrial na Bahia.

A responsável pelo pedido foi a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, que disse já ter pedido esclarecimentos sobre um outro reajuste que aconteceu em outubro do ano passado, e não obteve retorno. A assinatura que consta no pedido é da diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Lilian Brandão.

“Em atenção ao peticionamento registrado sob o número de protocolo 08012.003198/2021-99, informo que, após análise nesta Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), constatou-se que a Notificação nº 104/2021/CGEMM/DPDC/SENACON (doc. SEI 16176366) não foi devidamente respondida por essa empresa”, expõe parte do documento.

Leia mais:

1 – Irritado, Bolsonaro reclama que Petrobras “não esperou” para anunciar aumento da gasolina

2 – Na Petrobras, presidente do Flamengo vai enfrentar conflito de interesse

3 – Com preço afetando o consumidor, Guedes e ministro descartam qualquer mudança na Petrobras

Petrobras registra crescimento recorde no ano passado

Com um lucro líquido de R$ 106,6 e um caixa de R$ 203,1, a estatal registrou um resultado recorde no ano passado, sendo considerado um rendimento duas vezes superior a media de grandes petroleiras do mundo. O retorno sobre o patrimônio líquido médio mundial de empresas que trabalham tendo o petróleo com matéria prima foi de 12%, enquanto a Petrobras teve 27,2% em 2021.

Segundo especialistas, o que explica essa situação é a politica de preços adotados pela empresa. O PPI, Paridade de Preço de Importação, da Petrobras repassa para os consumidores brasileiros os valores variantes de preços internacionais. Outro fator que auxilio o crescimento da empresa foi a diminuição do custo de produção do petróleo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link