A inelegibilidade de Jair Bolsonaro está sendo comemorada por diversos políticos nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o ex-presidente a ficar oito anos fora das disputas e a notícia foi bem recebida por internautas. A maioria dos temas mais comentados do Twitter está relacionada ao julgamento.
O principal termo na rede social na tarde desta sexta (30) é “grande dia”. Internautas comemoram a derrota de Bolsonaro na corte eleitoral e usam a expressão para ironizar publicação feita por ele pouco depois de Jean Wyllys anunciar que deixaria o Brasil por estar sofrendo ameaças de morte, em 2019.
O segundo no ranking dos temas mais comentados no Twitter é “Bolsonaro inelegível”, com mais de 210 mil publicações sobre o assunto. Outros termos como “sextou”, “#BolsonaroNaCadeia” e “imbrochável” também estão na lista.
O TSE formou maioria pela condenação do ex-presidente com o voto de Cármen Lúcia, que seguiu o relator, Benedito Gonçalves, e deixou o placar em quatro a um. Em seguida, Kassio Nunes Marques, indicado em 2020 pelo ex-presidente para o Supremo Tribunal Federal (STF), deu parecer favorável a ele e deixou a votação em quatro a dois. O presidente da corte, Alexandre de Moraes, deu o último voto, a favor da condenação, e fechou o placar em cinco a dois.
Políticos adversários e aliados de Bolsonaro também se manifestaram sobre o tema nas redes. Guilherme Boulos (PSOL-SP), por exemplo, afirmou que “o Brasil respira” com a decisão. O senador Humberto Costa (PT-SE) afirmou que sua inelegibilidade “ainda é pouco”.
Por outro lado, bolsonaristas criticaram a decisão do TSE e defenderam o ex-presidente nas redes. Nikolas Ferreira (PL-MG) culpou “o sistema” e Ciro Nogueira (PP-AL), ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, afirmou que “a esperança está mais viva do que nunca”.
Veja a repercussão:
BOLSONARO INELEGÍVEL! pic.twitter.com/s2dti8HS5N
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 30, 2023
URGENTE! TSE acaba de formar maioria para tornar Bolsonaro INELEGÍVEL. Pelo menos 8 anos sem o miliciano vagabundo nas urnas. O Brasil respira!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) June 30, 2023
Ainda é muito pouco para que ele pague por todos os crimes que cometeu, inclusive contra a humanidade. Mas é um começo promissor, um sinal de que não deixaremos impunes aqueles que quiseram destruir o Estado democrático de Direito.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) June 30, 2023
Vence o sistema.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 30, 2023
Podem ferir o presente. Podem nublar o hoje, mas ninguém pode impedir o futuro. Ninguém pode proibir o amanhã. A esperança está mais viva do que nunca.
A esperança de um Brasil mais soberano, de um sonho que hoje sabemos que pode ser realidade. Alguns irão dizer: só nos resta a…
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) June 30, 2023
Bolsonaro está INELEGÍVEL POR 8 ANOS!!! GRANDE DIA, SEU DESGRAÇADO GENOCIDA!!!!!!!!! ?? pic.twitter.com/NUFsJS9hId
— Bruno Gino, MD, MHSc (@DrBrunoGino) June 30, 2023
O voto DECISIVO pra tornar BOLSONARO INELEGÍVEL foi de uma MULHER! Parabéns Ministra Carmen Lúcia!
GRANDE DIA
TCHAU QUERIDO pic.twitter.com/Y47vjR5OLP— Yan (@yankisner) June 30, 2023
JAIR MESSIAS BOLSONARO
ESTÁ
INELEGÍVEL!!!
ACABOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A-CA-BOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
— Felipe Neto ? (@felipeneto) June 30, 2023
BOLSONARO INELEGÍVEL ?
Após anos de luta e trabalho, Bolsonaro começa a pagar pelos seus crimes e está inelegível por 8 anos.
Que a luta não pare. Que Bolsonaro vá para a cadeia.
E que não deixemos que se crie na extrema direita um novo mito pra destruir a realidade.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 30, 2023