A turma de bate-bolas Virtual de Madureira, grupo que desfila pelas ruas do Rio de Janeiro no Carnaval há mais de duas décadas, foi para a folia neste ano com uma fantasia com o rosto do ditador alemão Adolf Hitler (1889-1945) estampado no torso da roupa.
A fantasia começou a repercutir depois que integrantes do grupo compartilharam fotos do Carnaval nas redes sociais. As imagens mostram que pelo menos 20 pessoas saíram com o figurino, que recebeu acusações de apologia ao nazismo por parte de internautas.
Segundo o jornal O Globo, os foliões têm o costume de sair da favela Congonha, em Madureira, e caminhar até o entorno da estação de trem do bairro, localizado na Zona Norte da capital carioca.
Um integrante da turma, que pediu para não ser identificado, disse à publicação que a imagem de Hitler estampada na fantasia não tinha o objetivo de criticá-lo nem exaltá-lo, mas evocar algo que não esteja presente no dia a dia dos membros do grupo.
Nos anos anteriores, os foliões homenagearam astros do esporte e da música, como o time de futebol Paris Saint Germain e o cantor Michael Jackson (1958-2009), temas de 2021 e 2020, respectivamente.
Essa não foi a primeira vez que a imagem de Hitler foi utilizada por bate-bolas. Em 2006, um grupo foi detido pela Polícia Militar em Bento Ribeiro, também na Zona Norte do Rio, com fantasias que traziam o rosto do ditador e suásticas estampados.
Já sobre o caso deste ano, a Polícia Civil não informou se abriu alguma investigação.