O chefe do grupo Wagner, Wevgeny Prigozhin, acusou a Rússia de atacar seus acampamentos militares e assassinar parte de suas forças mercenárias. Segundo ele, o Ministério da Defesa do país enganou o grupo e realizou um ataque a mísseis contra seus colegas.
“Eles nos enganaram sorrateiramente, tentando nos privar da oportunidade de defender nossas casas e, em vez disso, caçar Wagner. Estávamos prontos para chegar a um acordo com o Ministério da Defesa para entregar nossas armas e encontrar uma solução para continuarmos a defender país. Mas esses canalhas não se acalmaram”, afirmou Prigozhin em publicação no Telegram.
Segundo o líder do grupo paramilitar, militares russos “eliminaram dezenas” de membros e ele afirmou que Wagner decidirá “como responder a esta atrocidade”, ameaçando “punir dezenas de milhares de vidas de soldados russos”.
“Eles viram que não estávamos quebrados e lançaram ataques em nossos acampamentos. Uma grande quantidade de nossos combatentes foi morta, nossos companheiros de armas. Vamos tomar uma decisão sobre como responder a essas atrocidades. O próximo passo é nosso”, prosseguiu.
Após o pronunciamento no Telegram, a televisão russa foi hackeada e a mensagem de Prigozhin foi transmitida. Ele ainda convidou cidadãos e militares a se voltarem contra o presidente do país, Vladimir Putin.
On Russian television, one of the channels was hacked and broadcast Prigozhin's address, in which he calls to join him in the fight against the Russian authorities. pic.twitter.com/0nheRYFzfs
— Devana ?? (@DevanaUkraine) June 23, 2023
O Ministério da Defesa do país se pronunciou logo após a ameaça e negou os ataques aos campos do grupo Wagner. Segundo a pasta, as falas de Prigozhin “não correspondem à realidade e são uma provocação informativa” O governo russo colocou o Exército e a guarda nacional do país em volta dos principais edifícios.
Veja:
O exército e a guarda nacional russa está fechando um perímetro à volta dos principais edifícios governamentais da Rússia em Moscou. O objetivo é impedir que os mercenários do grupo Wagner de Prigozhin se aproximem e ataquem instalações russas importantes. pic.twitter.com/Y7KgG6MQMx
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) June 23, 2023