Nessa sexta-feira (11), durante a cerimônia de lançamento do plano nacional de fertilizantes, no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil possui mais iPhones do que população. Ele também declarou que o país tem “profundidade digital” e fez uma comparação com a situação dos fertilizantes.
“A pandemia nos jogou aceleradamente para um futuro que nós já estávamos vivendo. O nosso presidente já era um presidente digital. Já somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os brasileiros têm um, dois iPhones às vezes”, disse à Carta Capital.
Além de defender medidas do governo federal, que segundo ele modernizaram e melhoraram o país, Paulo Guedes também disse que Jair Bolsonaro é um “presidente digital”.
Leia mais:
1- Guedes passa pano para Bolsonaro e diz que inflação é mundial
2- Com preço afetando o consumidor, Guedes e ministro descartam qualquer mudança na Petrobras
3- Guedes é detonado por membros do governo: “Usa regras de 1970”
Paulo Guedes, IPhones e os fertilizantes
Na visão do ministro, o mesmo pensamento se aplica à guerra na Ucrânia e à produção de fertilizantes no país, que é tema de preocupação do governo, uma vez que o Brasil importa o produto da Rússia e, com o conflito no Leste Europeu, os preços estão em alta. Para Guedes, as atuais tensões servem para impulsionar o Brasil.
“Da mesma forma, nós estamos trabalhando em toda essa matriz de aprofundamento da cadeia produtiva em direção aos fertilizantes. O que essa guerra faz é nos jogar mais aceleradamente em direção ao futuro”, afirmou.
Ainda assim, Paulo Guedes admitiu que a crise na compra dos fertilizantes pode se refletir em uma alta também nos preços dos alimentos a médio prazo. E disse que se a guerra persistir por mais tempo, pode ser necessário zerar o imposto sobre a importação de fertilizantes.
Ainda na sexta-feira (11), Guedes disse que Bolsonaro está ouvindo a população “o tempo inteiro” e que é um “presidente digital”, pois conversa com apoiadores pelo WhatsApp.