Recentemente os assessores de Paulo Guedes, atual ministro da Economia, entraram em contato com o gabinete do senador José Serra (PSDB) para perguntar a respeito de um projeto de lei que foi apresentado por ele ainda em 2019. O PL tinha como objetivo retirar preferência da Petrobras em licitações de blocos de exploração do pré- sal brasileiro. Isso porque, segundo defensores dessa medida, o modelo atual favorece muito mais a estatal do que empresas privadas.
A pressão ocorre em meio aos altos preços do barril de petróleo internacional. O projeto apresentado por Serra está parado na Comissão de Infraestrutura do Senado, e tem como relator senador Eduardo Braga (MDB). A privatização tem sido debate comum dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo concorda com a mudança do modelo, que surgiu durante as gestões do PT, em que a estatal era vista como empresa de grande valor.
O atual governo enviesado por um modelo liberal de economia, defende a privatização das estatais, a exemplo a própria Petrobras. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é contra tal mudança e já criticou recentes propostas dos ministros do presidente.