Chegou às 2h44, no Rio de Janeiro, a segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando cidadãos brasileiros que estavam em Israel, incluindo dois cachorros e três gatos. A aterrissagem ocorreu no Aeroporto do Galeão.
Trata-se da “Operação Voltando em Paz”, conduzida pelo governo federal, e marca a primeira vez em que animais de estimação foram resgatados de uma zona de guerra junto com seus donos. A bordo da aeronave KC-30, um Airbus A330-200, estavam 207 brasileiros repatriados, se unindo aos 425 que já haviam retornado ao país ao longo da semana. No total, o esforço já foram resgatou 632 pessoas.
O voo partiu de Tel Aviv, Israel, na sexta-feira (11) e alcançou o Brasil após 14 horas de viagem. Além dessas três aeronaves, a FAB realizará mais voos de repatriação para trazer brasileiros que solicitaram ajuda para sair de Israel.
Um formulário digital disponibilizado pelo Itamaraty recebeu solicitações de 2.500 pessoas, em sua maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, que desejavam ser resgatados pela Força Aérea.
Na manhã deste sábado (14), um grupo de brasileiros abrigado em uma escola católica na Faixa de Gaza aguardava autorização para que fossem levados até o Egito, mas as autoridades israelenses não autorizaram o deslocamento por falta de segurança.