Chegou às 2h41, no Rio de Janeiro, a segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando cidadãos brasileiros que estavam em Israel, incluindo um cachorro e três gatos. A aterrissagem ocorreu no Aeroporto do Galeão.
Trata-se da “Operação Voltando em Paz”, conduzida pelo governo federal, e marca a primeira vez em que animais de estimação foram resgatados de uma zona de guerra junto com seus donos. A bordo da aeronave KC-30, um Airbus A330-200, estavam 214 brasileiros repatriados, se unindo aos 211 que já haviam retornado ao país nas primeiras horas de quarta-feira (11). No total, o esforço já foram resgatou 425 pessoas.
O voo partiu de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) de quarta-feira (11) e alcançou o Brasil após 14 horas de viagem. Além dessas duas aeronaves, a FAB realizará mais voos de repatriação para trazer brasileiros que solicitaram ajuda para sair de Israel.
Um formulário digital disponibilizado pelo Itamaraty recebeu solicitações de 2.500 pessoas, em sua maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, que desejavam ser resgatados pela Força Aérea.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores indicaram que 25 brasileiros estavam em Gaza, e o governo brasileiro está buscando apoio do Egito para retirar essas pessoas do território de Gaza, uma vez que as fronteiras estão fechadas.
Como a Faixa de Gaza é controlada pela Irmandade Muçulmana, o Itamaraty também está em contato com o grupo islâmico para negociar a repatriação.
O processo de repatriação de brasileiros segue critérios de prioridade, priorizando aqueles que residem no Brasil e não possuem passagens aéreas de retorno.
O Itamaraty recomenda que todos os brasileiros que têm passagens aéreas ou a capacidade de comprá-las optem por voos comerciais saindo do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, a principal terminal de Israel, a fim de liberar assentos nas aeronaves da FAB.
De acordo com estimativas do Itamaraty, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, com 6 mil na Palestina, sendo que a maioria está fora da área de conflito.
O terceiro avião da FAB partiu na tarde de terça-feira (10) com destino a Tel Aviv para resgatar brasileiros. O modelo KC-390 tem capacidade para 60 passageiros e está previsto para chegar ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).