Guga Chacra critica Zelensky após “entrevista” do “colega” Huck

Atualizado em 28 de agosto de 2024 às 18:33
O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Foto: Reprodução

Guga Chacra, da GloboNews, criticou Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, após uma entrevista a Luciano Huck, seu colega. O comentarista reclamou da fala do mandatário sobre as relações do governo Lula com China, Irã e Coreia do Norte.

“Há hipocrisia do Zelensky, que condena, talvez corretamente, a proximidade do presidente Lula com algumas ditaduras”, afirmou o comentarista durante o programa “Em Pauta”. Ele cita viagens e alianças do ucraniano com países do Oriente Médio.

“Quem é Zelensky para falar de relação com ditadura se é aliado da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes e do Azerbaijão. E insisto: China é o principal parceiro comercial de quase o mundo inteiro, o Brasil não é diferente neste sentido”, prosseguiu Guga Chacra.

As declarações de Zelensky foram dadas durante entrevista a Huck publicada no jornal O Globo. O ucraniano defendeu que o Brasil deveria se alinhar à posição de seu país e à dos membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em relação ao conflito com a Rússia.

“A China é um país democrático? Não. E o que dizer sobre o Irã? É um país democrático? Não. E o que dizer da Coreia do Norte? Eles não são países democráticos. Então, o que o Brasil, um grande país democrático, faz nessa companhia? Eu não consigo entender esse círculo de países”, afirmou Zelensky.

Ele ainda disse que Lula “vive as narrativas da União Soviética” e que sua posição sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia é “apenas retórica política”.