Haddad: “Brasil não se furtou a ousar na presidência do G20”

Atualizado em 25 de julho de 2024 às 23:21
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no G20. Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) que todas as propostas apresentadas pelo Brasil foram incluídas nos documentos do 3º encontro de ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20. Os documentos serão apresentados nesta sexta-feira (26).

Sobre a resistência de algumas autoridades em relação a um acordo global sobre a taxação dos super-ricos, o ministro destacou que a inclusão desses mecanismos na declaração não impede que alguns países já comecem a tomar medidas.

“É trabalhoso, mas o Brasil não se furtou a ousar na presidência do G20. Contra o ceticismo manifestado por todo mundo no começo do ano, temos um primeiro passo, reconhecido pelos 20 membros”, declarou.

“Já é de conhecimento de todos os ministros que [a proposta de taxação dos super-ricos] foi aclamada. É uma discussão que está na ordem do dia, no mundo inteiro”, disse o ministro.

O documento foi apresentado em uma reunião na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e passará por revisão técnica e de redação.

Haddad afirmou que a decisão é histórica, sendo a primeira declaração do G20 sobre cooperação tributária. “Vinte países terem concordado em se debruçar em um tema proposto pelo Brasil é algo de natureza ética que precisa ser comemorado. Nós ficamos satisfeitos com o apoio recebido. Praticamente todos os participantes fizeram questão de enfatizar a liderança do Brasil no G20”, comemorou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link