Haddad tem a imagem mais positiva entre deputados, diz Quaest

Atualizado em 27 de maio de 2024 às 10:59
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: reprodução

Nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27), mostra que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais bem avaliado entre os deputados federais.

Segundo o levantamento, 48% dos parlamentares entrevistados citaram positivamente a atuação de Haddad, enquanto 29% avaliaram negativamente, e 20% consideraram sua atuação regular. Outros 3% não souberam responder.

Dentre os deputados que compõem a base do governo, 82% aprovam o trabalho de Haddad, contra apenas 3% que manifestaram desaprovação. Na oposição, 66% dos deputados o avaliaram negativamente, e 12% positivamente.

Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, apresenta as maiores rejeições tanto na avaliação geral quanto entre os deputados da oposição. No total, 39% dos parlamentares consideram sua gestão negativa, 29% positiva, e 27% regular. Outros 4% não souberam responder.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foto: Diogo Zacarias

Entre os deputados da oposição, 75% reprovam Rui Costa, enquanto 5% o aprovam. Na base governista, 56% fazem uma avaliação positiva, e 13% negativa.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, recebeu 39% de menções positivas e 28% negativas, enquanto o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, obteve 33% de avaliações positivas e 35% negativas.

Alexandre Silveira, responsável pela pasta de Minas e Energia, foi citado com 28% de avaliações positivas na avaliação geral, e 25% negativas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de abril e 20 de maio, ouvindo 183 deputados federais em exercício por meio de entrevistas presenciais e online, com uma margem de erro de 4,8 pontos percentuais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link