Haddad vai a evento no Vaticano por taxação global dos super-ricos

Atualizado em 28 de maio de 2024 às 12:53
Fernando Haddad. Foto: Divulgação

Na próxima semana, o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, participará de um workshop no Vaticano para fortalecer a articulação internacional em prol da taxação dos super-ricos. O evento, intitulado “Enfrentar a crise da dívida no Sul Global”, é organizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais e está agendado para o dia 3 de junho.

A administração do presidente Lula tem promovido a taxação dos super-ricos como uma estratégia essencial para financiar o combate à fome e às mudanças climáticas. Este tema, já defendido por Haddad em reuniões do G-20, do qual o Brasil exerce a presidência neste ano, agora será levado a mais um fórum internacional de destaque. A expectativa do governo é que a discussão também ganhe espaço na agenda do G-7, após o evento no Vaticano.

O Papa Francisco e o presidente Lula são presenças confirmadas na cúpula do G-7, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, na Itália. Este evento será uma nova oportunidade para o Brasil buscar apoio internacional para sua proposta de taxação dos super-ricos.

Janja, Lula e Papa Francisco. Foto: Divulgação

A Pontifícia Academia de Ciências Sociais, um dos braços acadêmicos da Santa Sé, é conhecida por reunir grandes intelectuais e formuladores de políticas de alto nível. Entre seus membros estão Martín Guzmán, ex-ministro da Economia da Argentina, e Joseph E. Stiglitz, renomado economista americano.

Haddad teve a oportunidade de encontrar-se com Stiglitz às margens do G-7 Financeiro de 2023, no Japão, onde foi representado por sua secretária para Assuntos Internacionais, Tatiana Rosito.

Em comunicado, a Pontifícia Academia de Ciências Sociais destacou que o workshop reunirá “grandes acadêmicos, formuladores de políticas de alto nível, integrantes de instituições multilaterais e líderes religiosos para discutir grandes problemas da sociedade global e propor reformas internacionais.”

Fernando Haddad deve aproveitar a ocasião, no dia 4 de junho, para realizar reuniões bilaterais com ministros de Finanças de outros países. Ainda está em aberto um encontro com o Papa Francisco, que também considera participar de um dos painéis do workshop.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link