Na próxima semana, o ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, participará de um workshop no Vaticano para fortalecer a articulação internacional em prol da taxação dos super-ricos. O evento, intitulado “Enfrentar a crise da dívida no Sul Global”, é organizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais e está agendado para o dia 3 de junho.
A administração do presidente Lula tem promovido a taxação dos super-ricos como uma estratégia essencial para financiar o combate à fome e às mudanças climáticas. Este tema, já defendido por Haddad em reuniões do G-20, do qual o Brasil exerce a presidência neste ano, agora será levado a mais um fórum internacional de destaque. A expectativa do governo é que a discussão também ganhe espaço na agenda do G-7, após o evento no Vaticano.
O Papa Francisco e o presidente Lula são presenças confirmadas na cúpula do G-7, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, na Itália. Este evento será uma nova oportunidade para o Brasil buscar apoio internacional para sua proposta de taxação dos super-ricos.
A Pontifícia Academia de Ciências Sociais, um dos braços acadêmicos da Santa Sé, é conhecida por reunir grandes intelectuais e formuladores de políticas de alto nível. Entre seus membros estão Martín Guzmán, ex-ministro da Economia da Argentina, e Joseph E. Stiglitz, renomado economista americano.
Haddad teve a oportunidade de encontrar-se com Stiglitz às margens do G-7 Financeiro de 2023, no Japão, onde foi representado por sua secretária para Assuntos Internacionais, Tatiana Rosito.
Em comunicado, a Pontifícia Academia de Ciências Sociais destacou que o workshop reunirá “grandes acadêmicos, formuladores de políticas de alto nível, integrantes de instituições multilaterais e líderes religiosos para discutir grandes problemas da sociedade global e propor reformas internacionais.”
Fernando Haddad deve aproveitar a ocasião, no dia 4 de junho, para realizar reuniões bilaterais com ministros de Finanças de outros países. Ainda está em aberto um encontro com o Papa Francisco, que também considera participar de um dos painéis do workshop.