O senador Luis Carlos Heinze, o “Rancho Queimado”, falou muitas mentiras na CPÌ da Covid nesta quarta (2) – e nos demais dias. Defende o médico Didier Raoult, cloroquina e diversas práticas que não contribuem no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
LEIA – “Não é da minha alçada”, diz Luana Araújo a Heinze sobre pesquisa fake de empresa de Mia Khalifa
Mas uma das mentiras que tirou o senador Randolfe Rodrigues do sério foi sobre a baixa mortalidade no Amapá. Randolfe diz que é mentira.
LEIA MAIS – Heinze é detonado por Luana Araújo na CPI da Covid e “Rancho Queimado” explode nas redes
A informação de fato é mentirosa. Segundo os dados do Ministério da Saúde, que foram divulgados na TV Globo, há 11 estados com menos mortes que o Amapá. O local com menos mortes no país, até o momento, é o Maranhão.
O Amapá tem a menor taxa de letalidade (menor número de mortos comparado ao de contaminados).
Isso, no entanto, não acontece devido ao ‘tratamento precoce’ ou uso de cloroquina nos brasileiros, segundo o que ele afirma na CPI.
O estado do Amapá está assim por ter detectado mais contaminados. É um dos que mais testa no país.
Senador Luiz Carlos Heinze acaba de MENTIR, mais uma vez, à #CPIdaCovid. Ele disse que o Amapá é o Estado com menor taxa de mortalidade pela Covid. Não é verdade: é o Maranhão. pic.twitter.com/lrF3uIgm2c
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 2, 2021
Resumindo a falácia do Heinze sobre o Amapá: O estado realmente tem a menor taxa de letalidade (menor número de mortos comparado ao de contaminados).
Mas não por causa de tratamento precoce. E sim por ter detectado mais contaminados. O estado é um dos que mais testa. pic.twitter.com/b4Ar5iWPfC
— tesoureiros (@tesoureiros) June 2, 2021