Hezbollah culpa Israel por explosão de pagers e promete “castigo”

Atualizado em 17 de setembro de 2024 às 17:04
Pager explode em supermercado do Líbano. Foto: Reprodução

O grupo armado libanês Hezbollah culpou Israel pelas explosões de pagers que deixaram 9 mortos e 2.750 feridos nesta terça (17). O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, não negou as acusações ou se manifestou sobre o caso.

“O inimigo israelense é totalmente responsável por esta agressão criminosa”, afirmou o Hezbollah em comunicado. O grupo ainda disse que Israel “receberá o castigo justo por esta agressão pecaminosa, queira ou não”.

Inicialmente, o Hezbollah classificou as explosões como “misteriosas” e que elas afetaram seus integrantes e instituições. Dois membros do grupo morreram e uma “ampla investigação de segurança e científica” está sendo realizada, de acordo com comunicado divulgado mais cedo.

Além dos dois membros do grupo, uma criança morreu e o embaixador do Irã no Líbano, Mojtaba Amani, ficou ferido com a ação.

O Hezbollah é inimigo de Israel há décadas e o conflito entre eles se intensificou no último ano após o início da guerra em Gaza. Um membro do grupo afirmou à agência de notícias Reuters que a explosão dos pagers foi a “maior falha de segurança” desde o início do período de tensão.

A suspeita é que os dispositivos, usados por membros do Hezbollah, tenham sido hackeados. Eles foram detonados com um intervalo de pouco menos de uma hora em locais públicos como lojas e supermercados.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line