Homem da Folha socorre Bolsonaro e Guedes e ouve lição de Alckmin. Por Moisés Mendes

Atualizado em 16 de outubro de 2024 às 7:46
O vice-presidente Geraldo Alckmin durante entrevista no Roda Viva, da TV Cultura – Foto: Reprodução

A entrevista de Geraldo Alckmin ao Roda Viva teve mais um momento de vexame para o jornalismo brasileiro. O vice-presidente estava à vontade, citando números com naturalidade e exaltando a boa convivência com Lula e a performance da economia.

Cobrado pelos entrevistadores, falou do compromisso de Lula com a questão fiscal, quando fez a seguinte observação:

“O ex-presidente (Bolsonaro) e o Paulo Guedes, que são de direita… Universidade de Chicago. Em 2020, o governo fez um déficit primário de 10% do PIB. Não é 0,25% ou zero, que nós estamos discutindo nesse momento. Gastou quase R$ 800 bilhões a mais do que arrecadou”.

Foi quando Bruno Boghossian, repórter e colunista da Folha, tentou socorrer Bolsonaro e Guedes e interrompeu Alckmin com essa ressalva sobre o déficit:

“No contexto da pandemia”.

Alckmin foi para a réplica e nocauteou o defensor da dupla:

“Exatamente. Essa foi a desculpa, foi a Covid. O México, governado pelo Obrador, de esquerda, também teve Covid e fez um déficit de meio por cento. Olha o paradoxo. A direita faz um déficit de 10% e a chamada esquerda fez um déficit de meio por cento.

E aproveitou para dar outra lição no homem da Folha:

“OIhe o que aconteceu na Covid. O Brasil tem 3% da população do mundo e teve mais de 10% de mortes, mais de 700 mil mortos. Pelo negacionismo, por negar a vacina”.

E foi adiante:

“Três coisas mudaram o mundo: água tratada, vacina e antibiótico”.

O homem da Folha, bem vacinado, que nunca levantou uma dúvida sobre as gastanças do governo de Bolsonaro, ficou quieto.

_______________________________________________________________________

DESAFIO

Está apenas na capa dos sites de esquerda. Os jornalões esconderam o desafio feito por Guilherme Boulos, no debate de ontem na Band, para que ele e Ricardo Nunes abram o sigilo bancário.

Boulos quer que o prefeito prove que não recebeu dinheiro da máfia das creches. Claro que o sujeito não topou. Mas a notícia foi escondida pelos jornalões.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line