Homem de Milei na Economia descarta dolarização e fechamento do BC: “Sem loucuras”

Atualizado em 28 de novembro de 2023 às 0:27
Javier Milei ergue uma nota de dólar com seu próprio rosto. Foto: Natacha Pisarenko/AP

Luis Caputo, principal candidato para assumir o Ministério da Economia da Argentina, descartou o fechamento do Banco Central e a dolarização proposta pelo presidente eleito Javier Milei, segundo o blog do Noblat.

Caputo disse ainda que não será encerrado o controle cambial. “Nosso ‘approach’ é um ‘choque’ fiscal e monetário desde o primeiro dia, o roteiro é ortodoxo e sem loucuras”, afirmou.

Na última sexta-feira (24), entretanto, o gabinete do novo presidente emitiu uma nota confirmando que o fechamento do Banco Central “não é negociável”:  “Diante dos falsos boatos espalhados, desejamos esclarecer que o fechamento do Banco Central da República Argentina (BCRA) não é uma questão negociável”, disse o gabinete.

No mesmo comunicado, o gabinete do político confirmou que o economista Osvaldo Giordano deverá liderar a Administração Nacional de Seguridade Social (Anses), enquanto a petroleira YFP será chefiada pelo engenheiro Horacio Marín.

O fechamento do Banco Central da Argentina faz parte das propostas de reforma mais radicais do governo de Milei, que tomará posse em 10 de dezembro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link