Em Nova York, na abertura da 10ª Conferência do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares que acontece nesta segunda-feira (1), o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, fez um forte discurso e disse que a humanidade está ”a um erro de cálculo” da ”aniquilação”.
“Hoje, a humanidade está a um mal entendido, a um erro de cálculo de uma aniquilação nuclear. Nós fomos extraordinariamente sortudos até agora. Mas, sorte não é estratégia tampouco um escudo contra as tensões geopolíticas que fervem até se transformarem em um conflito nuclear”, afirmou Guterres.
Segundo o secretário-geral, a situação mundial atual é mais perigosa do que a vivida na Guerra Fria, período entre 1947 e 1991. Exatamente por isso, ele solicitou que os países “voltem a ser unidos em um novo caminho
para um mundo livre das armas nucleares”.
“A eliminação das armas nucleares é a única garantia que elas não serão nunca utilizadas. Ao menos 13 mil armas do tipo estão sendo armazenadas em arsenais ao redor do mundo e tudo isso em um momento em que os riscos de proliferação estão crescendo e as proteções para evitar essa escalada estão sendo enfraquecidos”.
A reunião deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada e remarcada por conta da pandemia da Covid-19. Na atual circunstância, ela está acontecendo em um momento muito específico, já que o mundo está em extrema tensão devido à guerra na Ucrânia e aos conflitos no Irã.