Igor Normando (MDB) foi eleito prefeito de Belém (PA) no segundo turno das eleições municipais de 2024, obtendo 56,36% dos votos com 93,98% das urnas apuradas. O candidato desbancou o bolsonarista Delegado Éder Mauro (PL), que recebeu 43,64% dos votos.
Ele sucederá Edmilson Rodrigues (PSOL), que buscava a reeleição, mas terminou em terceiro lugar no primeiro turno, refletindo a alta rejeição à sua gestão na capital paraense. O resultado confirma o favoritismo de Igor Normando, cujas pesquisas eleitorais nas últimas semanas apontavam uma vantagem significativa sobre o candidato do PL.
Ele contou com o apoio do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e foi endossado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), reforçando a aliança entre o presidente Lula e o clã Barbalho na capital paraense. O apoio do terceiro colocado no primeiro turno, Thiago Araújo, do Republicanos, também foi crucial para a sua vitória.
Outra bandeira de sua campanha é a ampliação do projeto Usinas da Paz, que Normando coordenou durante seu tempo como secretário de Articulação e Cidadania, de fevereiro de 2023 a junho de 2024. As usinas oferecem serviços de saúde, profissionalização e atividades esportivas e de lazer para a população.
Igor Wander Centeno Normando, de 36 anos, é natural de Belém (PA) e atua como deputado estadual pelo Pará desde 2019. Sua militância política começou aos 15 anos no movimento estudantil, onde se destacou como dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES).
Em 2008, foi vice-presidente dos Estudantes do Pará e posteriormente eleito dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Normando foi eleito vereador de Belém em 2012, reeleito em 2016 pelo PHS e, em 2019, filiou-se ao Podemos. Em 2024, ele migrou para o MDB, onde lançou sua candidatura à prefeitura.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line