Neste domingo (1º), durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a socióloga Janja, teve sua roupa criticada pela atriz e youtuber bolsonarista Antônia Fontenelle.
“É isso. Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense”, disse Antônia, ao criticar o visual escolhido por Janja, associando-a com as raízes da Imperatriz Leopoldinense, uma escola de samba do Rio de Janeiro, sediada no bairro de Ramos.
Após o comentário, uma seguidora perguntou qual o motivo da comparação e a youtuber criticou: “Escola apática, nem fede, nem cheira. É a Imperatriz Leopoldinense. Nem é a velha guarda da Mangueira, da Mocidade ou da Grande Rio”.
A presidente da agremiação Cátia Drumond enviou um ofício para a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), solicitando que a apresentadora não seja credencia para qualquer finalidade ou função.
“Diante disso, a Imperatriz, fundadora da LIESA e oito vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, encaminhou hoje um ofício à liga e à Riotur, solicitando que não seja credenciada aquela que desconhece e desrespeita publicamente as mais ancestrais e legítimas tradições da folia carioca, personificada pelos componentes de uma velha-guarda”, escreveu a agremiação em seu Twitter.
A Liga informou ainda que “não é a única entidade a emitir as credenciais de acesso ao Sambódromo, e que não pode inferir sobre as outras instituições”.
A escola também aproveitou para convidar a primeira-dama para desfilar em 2023, no carnaval desse ano, como madrinha de sua velha-guarda: “Após os ataques à primeira-dama do Brasil e à nossa agremiação, convidamos publicamente a querida @janjalula para desfilar como madrinha de nossa galeria da velha-guarda no carnaval de 2023”.
“Pois vai entrar o samba
Com toda fidalguia
E como o samba é o rei desse país
Só pode entrar pelas mãos da Imperatriz”A letra de Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Oliveira sintetiza a representatividade e o gigantismo da Imperatriz Leopoldinense no maior espetáculo do planeta. pic.twitter.com/M33S6R7dCx
— GRES Imperatriz Leopoldinense (@oficialgresil) January 2, 2023
…folia carioca, personificada pelos componentes de uma velha-guarda.
Após os ataques à primeira-dama do Brasil e à nossa Agremiação, convidamos publicamente a querida @JanjaLula para desfilar como madrinha de nossa galeria da velha-guarda no carnaval de 2023.
— GRES Imperatriz Leopoldinense (@oficialgresil) January 2, 2023