O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou 55 candidatos a vereador para a Câmara Municipal de São Paulo, com a ambição de dobrar sua bancada. Entre os nomes, destacam-se influenciadores digitais e atletas, sinalizando uma estratégia de capitalizar a popularidade nas redes sociais e no esporte.
Na ata da convenção partidária entregue à Justiça Eleitoral em 22 de julho, que oficializou a candidatura do Coronel Mello Araújo como vice na chapa do prefeito Ricardo Nunes (MDB), o PL apresentou nomes conhecidos como a cubana Zoe Martínez, Lucas Pavanato e Adam Maamari. Todos influencers e ex-comentaristas de política, com passagens pela Jovem Pan, os três acumulam mais de um milhão de seguidores no Instagram, sendo considerados potenciais puxadores de votos, especialmente entre o eleitorado bolsonarista.
O PL também lançou a candidatura de Felipe Sertanejo, ex-lutador de MMA no UFC e ex-participante do reality show “A Fazenda”, e de Tandara Caixeta, jogadora de vôlei campeã olímpica em 2012. Tandara, contudo, está impedida de jogar profissionalmente até 2025 após ser flagrada em um exame antidoping positivo nos Jogos Olímpicos de 2021.
Outro nome controverso na lista de candidatos é Hanna Garib, ex-vereador e deputado estadual, conhecido por sua participação na “Máfia dos Fiscais”, esquema que cobrava propinas de ambulantes ilegais no centro de São Paulo entre 1993 e 1999. Garib foi condenado a 20 anos de prisão, mas recorreu em liberdade e tentou, sem sucesso, retornar à Câmara Municipal em 2016.
A meta de eleger ao menos 10 vereadores foi estabelecida pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Em 2020, o partido elegeu dois parlamentares, antes da filiação de Bolsonaro, mas a bancada cresceu para cinco vereadores após a janela partidária deste ano, impulsionada pelo bolsonarismo e a migração de membros do PSDB.
Atualmente, a bancada do PL na Câmara Municipal é composta por Sonaira Fernandes, Isac Felix, Gilberto Nascimento Jr., Rute Costa e Fernando Holiday, o único que não concorrerá à reeleição.