Inmet emite alerta vermelho e prevê tempestades no RS: “Grande risco de danos”

Atualizado em 6 de maio de 2024 às 13:17
Temporais no Rio Grande do Sul já deixaram ao menos 83 mortos e 111 desaparecidos. Foto: Reprodução

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho com previsão de tempestade em áreas do Rio Grande do Sul, que vem enfrentando temporais desde a semana passada. A instituição apontou que o aviso de “grande perigo” é válido até esta terça (7) e que as chuvas podem ter ventos “acima de 100km/h e queda de granizo”.

“Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”, diz o Inmet. As tempestades devem afetar os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, segundo o instituto.

O Comando Militar do Sul (CMS) também emitiu um alerta para queda de temperatura no estado a partir da próxima quarta (8), o que pode aumentar os casos de hipotermia de pessoas isoladas pelas chuvas que aguardam o resgate de autoridades.

Bombeiros fazem resgate no Rio Grande do Sul, afetado pelas chuvas. Foto: Lauro Alves/Secom/RS

O alerta dos militares também aponta que as condições podem dificultar resgates e evacuações. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, a temperatura pode cair até 10ºC, segundo o CMS.

Até o momento, as fortes chuvas já deixaram 83 mortos, 111 desaparecidos e 276 feridos. Os temporais começaram em 27 de abril e ganharam força dois dias depois, no dia 29. Mais de 850 mil habitantes do estado foram afetados, segundo boletim da Defesa Civil.

São 345 municípios afetados, 19.368 pessoas em abrigos e 121.957 desalojadas. Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), 70% da capital gaúcha está sem água. O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), descreve a condição como um “cenário de guerra”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link