Amaury Lorenzo, conhecido pelo personagem Ramiro na novela “Terra e Paixão” da TV Globo, compartilhou em seu Instagram Stories nesta sexta-feira (12) um vídeo em que é revistado no aeroporto RIOGaleão, no Rio de Janeiro.
“Aqui estou, preso no Galeão, Rio, descalço e impedido de embarcar. Há suspeitas sobre mim, por algum motivo. Triste realidade… Será por causa do meu cabelo ou da cor da minha pele?”, lamentou o ator de 39 anos, sugerindo ter sido alvo de perfil racial.
Em resposta, a equipe de comunicação do RIOgaleão emitiu uma nota esclarecendo que a companhia condena toda e qualquer discriminação, reiterando seu compromisso com a igualdade e diversidade.
?VEJA: Amaury Lorenzo, ator de Terra e Paixão, denuncia constrangimento em revista no aeroporto Galeão, Rio de Janeiro.
Ele questiona a desconfiança, sugerindo preconceito por sua aparência.pic.twitter.com/hOcFPXJbR7
— Treta News (@TretaNewsBR) January 13, 2024
De acordo com o comunicado, a seleção de Amaury para a inspeção foi aleatória, aderindo a uma política que determina um percentual específico de passageiros para revisão, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O procedimento foi realizado com toda a consideração e cortesia pelos funcionários do aeroporto, diz a nota, que acrescenta que outros passageiros também foram submetidos a inspeções semelhantes em diferentes pontos de controle.
Leia na íntegra:
O RIOgaleão repudia qualquer forma de discriminação e reafirma seu compromisso com a igualdade e a diversidade. A inspeção aleatória do Aeroporto Internacional Tom Jobim é definida por acionamento automático realizado pelo equipamento de Raio-X, que leva em conta um percentual de passageiros que passam por cada aparelho. O mecanismo segue rigorosamente as normas estabelecidas na Resolução DAVSEC nº 02-2016 dos Procedimentos de Inspeção de Segurança regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Durante a inspeção do Sr. Amaury Lorenzo, que foi conduzida com respeito e cordialidade pelos Agentes do aeroporto, outras pessoas também passaram pelo mesmo procedimento em outros equipamentos. Após a inspeção, o ator embarcou normalmente.