Instagram veicula anúncios pagos de ataque a Boulos fora do prazo legal

Atualizado em 26 de outubro de 2024 às 20:24
Prédio do Meta. Foto: Divulgação

Neste sábado (26), a véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024, anúncios impulsionados no Instagram violaram regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com ataques e propaganda negativa contra candidatos a prefeito em três capitais brasileiras.

A reportagem do ‘Aos Fatos’ identificou cinco anúncios com críticas direcionadas a Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo, Cristina Graeml (PMB) em Curitiba e Capitão Alberto Neto (PL) em Manaus.

Os anúncios, veiculados por páginas e perfis apócrifos, não revelam seu alcance ou custo de impulsionamento, infringindo normas do TSE que proíbem anúncios pagos por terceiros, o impulsionamento de propaganda negativa e a publicação de conteúdo político nas 48 horas que antecedem o pleito.

Anúncio no Instagram chama Boulos por apelido pejorativo e critica sua atuação no debate da Globo. Foto: Reprodução

Em setembro, a Meta, responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou a suspensão de anúncios políticos entre 4 e 7 de outubro, no primeiro turno, e de 25 a 28 de outubro, véspera e dia do segundo turno. Apesar disso, os anúncios negativos circulavam até a publicação desta reportagem, sem qualquer moderação ou rótulo de conteúdo político.

Durante o primeiro turno, o Aos Fatos também identificou casos de impulsionamento irregular, como conteúdos com desinformação sobre Guilherme Boulos e publicações de boca de urna digital no dia da votação.