O jornalista e historiador Vijay Prashad estará em São Paulo na terça-feira 23/08 para participar do evento do seu livro “A história popular do Terceiro Mundo e os desafios da esquerda no Brasil”, da Editora Expressão Popular, vinculada ao MST. O lançamento na capital paulsta ocorrerá na Livraria Tapera Taperá, na Av. São Luis, 187, 2º andar, a partir das 16 horas.
Vijay Prashad analisa a geopolítica mundial e afirma que vivemos sob um cenário de uma “Nova Guerra Fria”, cuja posição econômica dos EUA enfraqueceu tremendamente se comparada com a “Velha Guerra Fria”, mas seu poder militar é grande, o que o leva a mover as questões para este terreno. Essa movimentação explicaria o porquê a escalada de agressões por parte dos EUA deve se tornar uma tendência permanente no próximo período. Além disso, ele aponta que novos ventos chegam à América Latina, mas questiona se este cenário se iguala ao que ocorreu há duas décadas na região, considerando quais são os limites e possibilidades de avanço de uma nova esquerda na América Latina. Que papel as eleições de outubro no Brasil podem desempenhar na balança da política regional e mundial.
Contextos mundial e na América Latina
Há décadas os EUA estão perdendo sua superioridade econômica a nível global. Do outro lado do globo, está seu maior adversário neste processo, a China, cujo PIB já é 74% maior que o dos Estados Unidos, além da sua taxa de crescimento econômico ser, há algum tempo, muito mais rápida que o estadounidense. Porém, o fato de os Estados Unidos estarem perdendo sua superioridade econômica – tanto para a China quanto para outros países – não significa que simplesmente permitirão que essa tendência continue pacificamente. Pelo contrário, isso faz com que o país se lance a táticas militares e político-militares que visam superar as consequências de suas derrotas econômicas. O mais recente exemplo disso é a própria guerra na Ucrânia, que tem o objetivo central de enfraquecer a Rússia (único país que se igual aos EUA em armas nucleares) e, consequentemente, a China.
Em meio a um maior tensionamento nas relações internacionais, um período de mudança parece chegar, novamente, à América Latina e Caribe, com uma nova ascensão de governos progressistas, como é o caso de Xiomara Castro, em Honduras, Pedro Castillo, no Peru, Gabrie Boric, no Chile, Gustavo Petro, na Colômbia, entre outros.
Quem é?
Vijay Prashad é historiador, jornalista indiano e diretor global do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social. É autor de trinta livros, incluindo As balas de Washingto: golpes e assassinatos, Uma estrela vermelha sobre o terceiro mundo (esgotado) e Uma história popular do terceiro mundo, publicados pela Editora Expressão Popular. É correspondente chefe da Globetrotter, colunista do Frontline (India), editor chefe da LeftWord Books (Nova Délhi). Participou de dois filmes Shadow World (2016) e Two Meetings (2017).