A pesquisa Ipec divulgada hoje em primeira mão pela TV Globo trouxe um dado demonstrando o quanto a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), vem sendo a tônica da eleição e como ela está se encaminhando para ser o fim político de Ciro Gomes (PDT).
Numericamente, o candidato pedetista tem 6 pontos percentuais e a candidata “oficial” da 3ª via, a Simone Tebet (MDB), tem 2% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. Ou seja: no limite da margem de erro, Ciro pode ter os mesmos 4 pontos que a emedebista também teria.
A estratégia de Ciro Gomes de bater mais em Lula do que em Bolsonaro, além de não lhe trazer os votos antipetistas, afasta os moderados que poderiam ver nele uma boa opção contra os dois líderes das pesquisas.
Veja os números:
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.