A nova rodada da pesquisa Ipespe encomendada pela XP mostra que Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu diminuir a diferença para seu principal rival e aparece sem tirar votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que também cresceu, o cenário pouco mudou e o petista segue no limite de liquidar a fatura ainda no primeiro turno.
O levantamento divulgado na tarde desta sexta-feira (22) mostra a liderança de Lula com 45% das intenções de voto, um a mais que na anterior. Enquanto isso, Bolsonaro aparece no segundo lugar com 31%, erlevando também um ponto percentual a mais do que na última pesquisa da Ipespe.
Quem apresentou ligeira queda foi Ciro Gomes (PDT), que saiu de 9% e agora aparece com 8% na corrida eleitoral, mas muito longe de realmente ser competitivo. João Doria (PSDB) aparece com 3%, seguido de Andre Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), ambos com 2%. Os demais não pontuaram.
Com isso, a soma de todos os candidatos da 46%, enquanto Lula sozinho tem 45%, ou seja, ele está muito próximo de fechar a fatura ainda no primeiro turno, tendo 49,4% dos votos válidos. Em março, o petista tinha 47,9% dos votos válidos, ou seja, uma oscilação positiva.
Lula está, inclusive, dentro da margem de erro da pesquisa para vencer no primeiro turno. Para evitar o segundo turno, é necessário que um candidato tenha 50%+1 dos votos válidos quando as urnas abrirem.