Ipsos: um a cada quatro brasileiros veem na desigualdade o maior problema do país

Atualizado em 15 de maio de 2024 às 20:41
Condomínio de luxo vizinho a uma comunidade em Paraisópolis. Foto: Tuca Vieira

Uma pesquisa global realizada pelo instituto Ipsos revelou que o Brasil é considerado o país com a desigualdade social como o principal problema por uma parcela significativa de sua população, em comparação com 29 nações analisadas.

Cerca de 24% dos brasileiros compartilham essa percepção, em contraste com uma média de 10% nos demais países incluídos no levantamento. Em segundo lugar nesse aspecto estão a Índia e a Colômbia, onde 18% dos cidadãos acreditam que a desigualdade é o maior desafio.

A pesquisa também evidenciou que, globalmente, 47% dos entrevistados consideram que mais medidas precisam ser implementadas para combater a desigualdade, mas no Brasil esse índice aumenta para 61%.

Além disso, 38% dos brasileiros atribuem o sucesso na vida ao mérito e ao esforço individual, enquanto 34% acreditam que fatores externos influenciam mais nesse aspecto.

O estudo abrangeu outros países além do Brasil, como Peru, Argentina, México, Coreia do Sul, Hungria, África do Sul, Estados Unidos, Itália e Reino Unido. Realizada entre 23 de fevereiro e 8 de março, a pesquisa contou com aproximadamente 1.000 participantes em cada país, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link