Isolado, Musk recorre a vice de Zema para estimular desobediência a decisão de banimento do X

Atualizado em 1 de setembro de 2024 às 16:50
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao lado de seu vice, Mateus Simões; o empresário Elon Musk. Foto: Divulgação

O empresário sul-africano e proprietário do X, Elon Musk, manifestou apoio ao vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), por sua decisão de usar uma VPN para acessar a rede social após o bloqueio imposto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em uma publicação no X na madrugada deste sábado (1º), o bilionário comentou “Bravo!” em resposta ao post de Simões. No post elogiado por Musk, Simões criticou abertamente o ministro Moraes e destacou que nunca havia se imaginado praticando “desobediência civil”.

“VPN funcionando. Nunca me imaginei praticando e propagando desobediência civil, mas censura não pode ser admitida, jamais”, escreveu o vice-governador, que também compartilhou a mensagem em sua conta no Instagram.

VPN. Foto: Reprodução

A utilização de VPN para acessar o X está proibida no Brasil, com multa estipulada em R$ 50 mil. A tecnologia permite que usuários se conectem a redes estrangeiras, driblando o bloqueio imposto pela justiça brasileira.

A decisão de Alexandre de Moraes, expedida na sexta-feira, 30 de agosto, especifica que as sanções aplicam-se a “pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo ‘X’, tal como o uso de VPN, sem prejuízo das demais sanções cíveis e criminais, na forma da lei”.

O bloqueio da plataforma X ocorreu após a rede social não cumprir uma ordem da Suprema Corte para designar um representante legal no Brasil. A decisão do ministro baseia-se no ‘Marco Civil da Internet’, que autoriza a suspensão temporária das atividades de plataformas que não respeitem a legislação brasileira, incluindo o sigilo das comunicações privadas e dos registros.

Elon Musk não imaginava que sua afronta às autoridades brasileiras iria resultar num tiro no pé.

Criticado inclusive no exterior, o golpista está tendo de se contentar com o apoio de gente como o vice de Minas, Arthur Lira, chefe do Centrão, entre outros escroques da vida nacional.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

VPN. Foto: Reprodução