As Forças de Defesa de Israel (FDI) atacaram três bases da ONU (Organização das Nações Unidas) no sul do Líbano com um tanque de guerra nesta quinta (10). Uma das ofensivas atingiu uma torre de vigia da entidade internacional em Naqoura e deixou dois soldados feridos.
“Esta manhã, dois soldados da paz ficaram feridos depois que um tanque Merkava das FDI disparou sua arma em direção a uma torre de observação na sede da Unifil em Naqoura, atingindo-a diretamente e fazendo-os cair”, afirmou a ONU em nota.
A Unifil é a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, uma Missão de Paz da ONU. Segundo do comunicado da entidade, os soldados atingidos não tiveram ferimentos graves, mas tiveram que ser hospitalizados após o ataque.
Segundo a Unifil, soldados israelenses ainda “atiraram deliberadamente” em duas outras posições da ONU, atingindo a entrada de um bunker onde agentes estavam abrigados e danificando veículos e um sistema de comunicação.
Atacar forças de paz é uma violação grave do direito internacional humanitário e da resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU. As FDI alegaram que os ataques eram direcionados ao Hezbollah e que o grupo armado “opera de dentro e perto de áreas civis no sul do Líbano, incluindo áreas perto da Unifil”.
Os soldados israelenses ainda alegaram que “instruíram as forças da ONU na área a permanecerem em espaços protegidos”. Representantes dos Estados Unidos se disseram “profundamente preocupados” com o ataque.
“Entendemos que Israel realiza operações seletivas perto da Linha Azul para destruir a infraestrutura do Hezbollah, mas é fundamental que não ameacem a segurança das forças de paz da ONU”, afirmou um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional do país.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line