Israel avança com tropas terrestres e aéreas contra o Hezbollah no Líbano

Atualizado em 1 de outubro de 2024 às 7:20
Um tanque israelense avança no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano; também houve apoio apoio da Força Aérea— Foto: Baz Ratner/AP

Israel iniciou na noite desta segunda-feira (30) – madrugada de terça-feira (1º de outubro) pelo horário local – uma operação terrestre “limitada e localizada” no sul do Líbano, visando alvos do grupo Hezbollah, que é apoiado pelo Irã.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), a operação está “focada” em vilarejos próximos à fronteira do Líbano com Israel e tem o objetivo de neutralizar ameaças diretas às comunidades do norte de Israel e pontos de ataque do Hezbollah.

As FDI explicaram que a operação foi planejada “há meses” e recebeu aprovação das lideranças políticas israelenses. Ela faz parte da operação “Setas do Norte”, que visa neutralizar os ataques do Hezbollah, protegendo os civis israelenses que residem no norte do país.

 

30/09/2024 – Invasão do Líbano.

Pela terceira vez na História, Israel tenta colonizar o Líbano.

[image or embed]

— Palestina Reports ?? ?? ?? (@palestinareports.bsky.social) September 30, 2024 at 4:46 PM

Segundo as FDI, a incursão terrestre, com soldados cruzando a fronteira com suporte aéreo e de artilharia, não é uma invasão de larga escala ao Líbano, mas uma resposta estratégica para eliminar a infraestrutura do Hezbollah, que pode ser usada em ataques contra Israel.

“As forças de Israel estão realizando operações cirúrgicas em vilarejos próximos à fronteira, focadas em neutralizar as ameaças iminentes que colocam em risco as comunidades no norte,” informou um porta-voz do exército israelense, conforme informações da Associated Press (AP).

Nas primeiras horas desta terça-feira, a operação começou com bombardeios contra alvos do Hezbollah, enquanto tropas israelenses avançaram sobre pequenas comunidades para destruir posições do grupo terrorista ao longo da fronteira.

Israel faz bombardeio em área no sul do Líbano — Foto: AP Photo/Leo Correa
Israel faz bombardeio em área no sul do Líbano; os alvos são membros do Hezbollah — Foto: AP Photo/Leo Correa

“As FDI estão operando de acordo com um plano metódico elaborado pelo Estado-Maior e pelo Comando do Norte, para o qual os soldados das IDF treinaram e se prepararam nos últimos meses”, diz o comunicado militar israelense.

Logo após o início da operação, o Hezbollah lançou pelo menos 10 foguetes contra Israel. Parte dos artefatos foi abatida, enquanto outros caíram em áreas abertas, sem relatos de estragos ou feridos no território israelense.

A tensão na região aumentou nos últimos dias, com Israel realizando bombardeios contra alvos do Hezbollah em várias partes do Líbano, incluindo a capital Beirute. Um desses ataques resultou na morte do líder do grupo extremista, Hassan Nasrallah, na sexta-feira (27).

As consequências dos ataques israelenses nos subúrbios do sul de Beirute na terça-feira [Ali Alloush / Reuters]