Uma investigação conduzida pela ONU concluiu que tanto Israel quanto o Hamas cometeram crimes de guerra no final de 2023. Em dois relatórios divulgados nesta quarta-feira (12), a Comissão de Inquérito das Nações Unidas (COI) indicou que Israel também foi responsável por crimes contra a humanidade devido ao elevado número de civis mortos em territórios palestinos.
Dois inquéritos distintos foram produzidos pela comissão. Um deles analisou os ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, enquanto o outro investigou a resposta militar israelense. Os investigadores consideraram uma ampla gama de fontes, incluindo depoimentos de vítimas, imagens de satélite e relatórios de profissionais da saúde.
De acordo com as investigações, que cobriram eventos até o final de 2023, tanto Israel quanto o Hamas foram responsáveis por atos como tortura e tratamentos desumanos ou cruéis.
Ações do Hamas
No caso do Hamas, os relatórios revelaram que o grupo realizou assassinatos em massa em locais públicos no dia do ataque a Israel. Além disso, foi identificado um padrão de violência sexual por parte de grupos armados palestinos.
Ações israelenses
Sobre Israel, a comissão acusou o país de utilizar a fome como uma estratégia de guerra, dificultando a chegada de suprimentos essenciais, como alimentos, água e medicamentos, principalmente, para os civis na Faixa de Gaza.
O relatório também enfatizou o uso de armas de grande poder destrutivo por parte de Israel em áreas urbanas. “O elevado número de vítimas civis em Gaza e a destruição extensiva de infraestruturas civis resultaram de uma estratégia deliberada para causar o máximo dano, sem consideração pelos princípios de distinção, proporcionalidade e precauções adequadas”, declarou a COI.
O embaixador de Israel na ONU em Genebra, Meirav Eilon Shahar, repudiou as conclusões. “A COI demonstrou novamente que suas ações estão a serviço de uma agenda política restrita contra Israel”, afirmou.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link