Israel impede palestinos de voltarem para suas casas na Faixa de Gaza

Atualizado em 24 de novembro de 2023 às 9:28
Palestinos viram refugiados dentro da Faixa de Gaza. Foto: Motaz Azaiza/UNRWA

Apesar do período de cessar-fogo entre Israel e o Hamas iniciado nesta sexta-feira (24), milhares de palestinos que buscavam retornar para suas casas no norte da Faixa de Gaza encontram resistência das forças israelenses. O Exército sionista impede a passagem dos moradores por considerar uma área estratégica para o conflito.

Enquanto os palestinos tentam retornar para buscar pertences e até localizar corpos de parentes, a situação humanitária se agrava. Com 22 dos 36 hospitais fechados devido aos conflitos, uma operação coordenada pela ONU permitiu que 10 ambulâncias resgatassem pacientes em meio ao cessar-fogo. Além disso, caminhões de combustível e gás entraram no território para abastecer as cidades no sul.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e autoridades militares de Israel deixaram claro que o cessar-fogo de quatro dias não marca o fim do conflito, e relatos indicam que as forças israelenses estão usando medidas para evitar a volta de civis ao norte da Faixa de Gaza.

Segundo relatos do site Al-Jazeera, as forças israelenses chegaram a disparar bombas de gás para impedir o retorno dos palestinos. A região norte apresenta prédios destruídos e ruas devastadas, criando obstáculos adicionais para os que conseguem chegar à área.

Tanques israelenses deixaram a Faixa de Gaza após cessar-fogo. Foto: reprodução

Israel afirma utilizar redes sociais e panfletos para alertar os palestinos sobre os riscos da viagem de volta. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avihai Adrai, em mensagem no X, antigo Twitter, em árabe, pediu que os civis evitem a área de combate, descrevendo-a como uma “zona de guerra perigosa”.

“A área norte da Faixa de Gaza é uma zona de guerra perigosa e é proibido mover-se para lá”, advertiu Avihai Adrai. “Só se pode atravessar do norte da Faixa de Gaza para o sul através da estrada Salah al-Din. A faixa ao norte não será permitida de forma alguma.”

As FDI justificam a restrição ao retorno, afirmando não estar preparadas para manter a separação entre a parte norte e sul da Faixa de Gaza e para evitar o regresso de membros do Hamas à região.

O cessar-fogo é uma das disposições do primeiro grande pacto firmado entre os dois desde que passaram a se enfrentar, cerca de um mês e meio atrás.

A trégua temporária, em vigor desde as 7h no horário local (2h, horário de Brasília), marca um intervalo de quatro dias no conflito que possibilitará a libertação de reféns capturados.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link