As Forças Armadas de Israel confirmaram na noite desta terça-feira (14) ter iniciado uma operação terrestre no Hospital Al-Shifa, maior unidade de saúde da Faixa de Gaza.
Os militares israelenses alegam estar combatendo membros do Hamas, onde supostamente estaria alocado um centro de comando do grupo.
“Neste momento, as forças das FDI [Forças de Defesa de Israel, nome usado no país para as Forças Armadas] estão operando contra a organização terrorista Hamas em uma determinada parte do hospital Shifa”, disse o Exército israelense.
O Hamas negou utilizar hospitais em Gaza como centros de comando e acusou Israel e os Estados Unidos de tentarem justificar “massacres brutais”.
“Essas declarações dão luz verde à ocupação israelense para que cometa mais massacres brutais contra hospitais, com o objetivo de destruir o sistema de saúde de Gaza e deslocar os palestinos”, afirmou o grupo.
Antes do anúncio israelense, representantes do Ministério da Saúde de Gaza disseram terem sido avisados de que a unidade de saúde seria invadida pelas forças terrestres.
“[Eles] não especificaram se entrariam no complexo. Mas disseram que, em alguns minutos, atacariam o local. Não sabemos como será o ataque ou qual mecanismo será usado, e também não sabemos as intenções do ataque”, disse o porta-voz do ministério, Ashraf Al-Qidra, à Al Jazeera.
Veja os vídeos:
AHORA: HOSPITAL AL SHIFA: pic.twitter.com/NgZpGnw7Ib
— Palestina Hoy (@HoyPalestina) November 14, 2023
“Se permanecermos vivos, nos comunicaremos, e se formos martirizados, nos encontraremos no Paraíso, se Deus quiser.”
Dr. Mounir Al-Barsh diretor do Hospital Al Shifa, para Al-Jazeera, agora pouco! pic.twitter.com/acysUuokzu
— Rogério Anitablian?? ?? (@anitablian) November 15, 2023
Israel irrumpe en el hospital Al Shifa: pic.twitter.com/vqJFsm4J9m
— Palestina Hoy (@HoyPalestina) November 15, 2023