Itamaraty e assessores de Bolsonaro entram em guerra

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 8:38
Itamaraty e assessores de Bolsonaro entram em guerra
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

A cúpula do Itamaraty e assessores de Jair Bolsonaro (PL) na área entraram em uma guerra interna que pode atrapalhar a agenda internacional do presidente, segundo reportagem do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

A disputa envolve três principais nomes, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, o olavista Filipe Martins e o secretário de Assuntos Estratégicos do governo, almirante Flávio Rocha.

França e Rocha se distanciaram nos últimos meses porque o ministro teria se incomodado com agendas e viagens sem referência com a pauta internacional de Bolsonaro, as quais estariam sendo feitas pelo almirante sem coordenar previamente com o Itamaraty, segundo aliados do chanceler.

O ministro tem cortado o almirante de algumas agendas e reuniões sobre temas internacionais, o que gera incomodo a Rocha, de acordo com aliados do almirante.

Diplomatas próximos a França alegam que Rocha estaria tentando um movimento para tirar o atual chanceler do cargo. A aposta no Itamaraty é de que o almirante estaria buscando uma forma de se emplacar como sucessor ou para ele próprio assumir o ministério, o que a equipe Rocha nega.

O terceiro nome na guerra, Filipe Martins, tem sido deixado de lado tanto por Flávio Rocha quanto Carlos França. O assessor era ligado ao ex-chanceler Ernesto Araújo e perdeu espaço desde a saída do então ministro, em março de 2021.

Desde então, Martins se aproximou de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que gosta de interferir na área internacional. Nos últimos dias, o assessor e o filho do presidente venceram França na nomeação do novo embaixador do Brasil nos Emirados Árabes.

Ministros de outras áreas do governo, segundo o jornalista, afirmam que o rompimento entre os auxiliares na área internacional tem prejudicado Bolsonaro, que acaba tendo aconselhamentos distintos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link