O Ministro das Relações Exteriores de Israel comunicou ao Itamaraty que os brasileiros serão incluídos na lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta sexta-feira (10).
As equipes da Embaixada do Brasil no Egito se deslocarão até a passagem de Rafah ainda hoje para resgatar os brasileiros na Faixa de Gaza.
A expectativa é de que o grupo de 34 pessoas buscando repatriação para o Brasil seja autorizado a sair da região do conflito.
Até agora, seis listas de estrangeiros autorizados a deixar Gaza foram divulgadas, mas os brasileiros não estavam incluídos.
Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã.
— Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) November 9, 2023
Em seu perfil oficial no X (ex-Twitter) o Itamaraty confirmou os contatos com o Ely Cohen, ministro das Relações Exteriores de Israel, e confirmou a informação.
O governo brasileiro recebeu autorização do Egito para pousar em Al Arish, cidade egípcia a 53 km da Faixa de Gaza, de onde pretende buscar o grupo de brasileiros.
Os estrangeiros civis que desejam deixar Gaza, devido ao conflito entre Israel e o Hamas, estão concentrados ao sul da Faixa, na passagem de Rafah, a única saída viável e fronteira com o Egito.
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link