“Já entraram no Congresso!”: Rosa Weber cobrou Ibaneis no dia dos atos terroristas

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 12:12
Presidente do STF, Rosa Weber, durante sessão da corte em Brasília – Foto: Adriano Machado

A ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, cobrou Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado do Distrito Federal (DF), pelo WhatsApp durante os atos terroristas promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro.

De acordo com a CNN, a troca de mensagens foi extraída do celular de Ibaneis pela Polícia Federal (PF). O aparelho do emedebista foi entregue para perícia no último dia 23. Segundo o relatório da PF, que foi apresentado ao STF, Weber foi uma das primeiras pessoas a falar com o governador depois do início dos ataques.

Às 16h25, a ministra enviou uma mensagem ao governador do DF avisando que os apoiadores do ex-chefe do Executivo já haviam invadido o prédio do Congresso. “Já entraram no Congresso!”, escreveu Weber. Ibaneis, por sua vez, respondeu às 16h27: “Coloquei todas as forças de segurança nas ruas”.

Logo em seguida, a magistrada justificou o motivo do contato: “O Secretário de Segurança do DF está de férias, por isso o contato direto com o senhor!”, escreveu às 16h27. Vale destacar que Anderson Torres está preso preventivamente desde 14 de janeiro. Ele foi acusado de omissão.

Ibaneis, no entanto, respondeu que estava “cuidando” da situação. Ele também enviou o número de contato do delegado Fernando de Sousa Oliveira, que era secretário-executivo da Segurança do DF. O então governador destacou que o “número 2” de Torres estava à frente da ação contra os atos terroristas.

Rosa Weber agradeceu o contato: “Obrigada”, escreveu a ministra às 16h29.

Confira: 

Troca de mensagens entre ministra do STF Rosa Weber e então governador do DF Ibaneis Rocha durante atos criminosos de 8 de janeiro – Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link