A deputada estadual por São Paulo, Janaina Paschoal (PRTB), defendeu em uma publicação no Twitter, durante a tarde deste sábado (26), que artistas não poderiam participar de qualquer tipo de manifestação política, favorável ou contrária ao governo. A afirmação foi feita após inúmeros cantores aplaudirem o coro “Fora Bolsonaro” no festival Lollapalooza.
“Amigos, concordemos ou não, como todos os cidadãos, artistas têm direito à manifestação política. Mas a Justiça Eleitoral NÃO pode corroborar manifestações favoráveis, ou contrárias, a quaisquer candidatos! Isso é básico!”, disse que a deputada.
Amigos, concordemos ou não, como todos os cidadãos, artistas têm direito à manifestação política. Mas a Justiça Eleitoral NÃO pode corroborar manifestações favoráveis, ou contrárias, a quaisquer candidatos! Isso é básico!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) March 26, 2022
Leia mais:
1 – Janaina Paschoal propaga fake news e Instagram limita sua conta
2 – Negacionista, Janaina Paschoal reclama de censura no Instagram
3 – Janaina Paschoal critica projeto que ajuda mães solo
Bolsonaro e o Lollapalooza
A advogada da campanha do atual presidente, Caroline Lacerda, ao ser indagada sobre a sua solicitação ferir o direito de expressão dos participantes dos festival, disse que “nenhum direito fundamental é absoluto”. A mesma ainda explicou que a Lei Eleitoral “veda esse tipo de antecipação para que os candidatos que estão no poder, para os que são mais conhecidos não se antecipem”.
A equipe também alertou a própria legenda sobre a possibilidade que havia de cometerem crimes eleitorais durante o lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro que acontece nesse domingo (27). As campanhas com foco eleitoral só podem começar a partir de 16 de agosto.