Janja terá agendas relacionadas ao combate à fome e à pobreza na Etiópia

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024 às 10:28
Janja Lula da Silva terá agendas relacionadas ao combate à fome e à pobreza na Etiópia. Foto: Divulgação

Em viagem à Etiópia, acompanhando o presidente Lula na 37ª Cúpula da União Africana, a primeira-dama Janja Lula da Silva também terá agendas próprias em Adis Abeba.

Com foco na segurança alimentar e nutricional, no combate à fome e à pobreza, temas em que Janja atua desde sua trajetória profissional, ela visitará, juntamente com a prefeita da capital Adis Abeba e com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), um Centro de Alimentação, uma escola referência em agricultura escolar e um orfanato.

Visita ao Centro de Alimentação Yetesda Birhan – O Centro de Alimentação Yetesda Birhan é um projeto existente há quatro anos, com vinte unidades distribuídas em Adis Abeba, que juntas alimentam cerca de 37 mil pessoas diariamente.

Visita à Escola Makedala – A escola foi visitada por uma delegação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2023, no Dia Africano da Alimentação Escolar, como parte do acompanhamento da cooperação técnica entre Brasil, Etiópia e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). Makedela possui um projeto de agricultura escolar desde 2022, que permite a produção de todos os itens alimentícios consumidos pelos estudantes em duas refeições diárias.

Com fundos da Agência para Alimentação Escolar da cidade e mudas doadas pelo Escritório do Primeiro Ministro, alunos, professores, famílias e ex-alunos se uniram para planejar e construir a estrutura necessária em todos os espaços possíveis, inclusive com a instalação de um jardim vertical, a fim de produzir comida de qualidade para seus alunos.

Crianças durante o dia africano da alimentação escolar. Foto: Divulgação

Os estudantes participam diretamente do plantio, cuidado e colheita dos alimentos, além de serem guiados pelos professores em aulas práticas por toda a escola. A escola é autossuficiente e produz, inclusive, o pão típico do país em sua cozinha, sendo capaz ainda de produzir excedente que utiliza como fonte de renda, comercializando para professores e famílias a preços mais baixos.

Os 1800 estudantes podem desfrutar de duas refeições diárias em um amplo refeitório, de segunda a sábado. São 43 turmas, 128 professores e 42 trabalhadores de apoio que convivem em um ambiente mais acolhedor, utilizando a agricultura como ferramenta de aprendizado e se beneficiando de uma alimentação mais saudável.

Visita ao Orfanato Zewditu Meshesha – Para encerrar o dia de agendas próprias, Janja visitará o Orfanato Zewditu Meshesha. Projeto da primeira-dama da Etiópia, o orfanato abriga mais de 100 crianças. A garantia de refeições nutritivas e saudáveis para todas e todos é um pilar essencial no combate à fome e na promoção da segurança alimentar, além de ser uma garantia de redução das desigualdades.

Esses são temas que Janja sempre promoveu em sua trajetória pessoal e profissional e com os quais continua atuando em sua nova posição, o que a levou a ser nomeada em 2023 Embaixadora da Alimentação Escolar brasileira.

Desde o início do mandato do presidente Lula, Janja atua pelo fortalecimento das políticas de inclusão socioeconômica, fortalecimento da educação e da alimentação escolar, e na construção de uma política de cuidados como direito para todas as crianças e jovens brasileiros.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link