Segundo a assessoria de imprensa do deputado federal André Janones (Avante), ele admite a possibilidade de retirar sua candidatura ao Palácio do Planalto.
Janones passou a considerar a decisão após aceitar o convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma conversa. Ele afirmou que está disposto a apoiar a candidatura do petista.
“Sim (estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula). Se não, eu não iria conversar. Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: um ou dois pontos (nas pesquisas). Mas ao mesmo tempo tenho noção do simbolismo da minha candidatura nessa eleição”, afirmou Janones ao Estado de S.Paulo.
Na quinta-feira (28), o ex-presidente respondeu a uma publicação feita pelo deputado no Twitter com um convite para se encontrarem. O candidato do Avante respondeu: “Convite aceito. Vamos conversar”. Logo em seguida, Lula disse: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”.
O apoio de Janones pode ajudar o petista a vencer a disputa presidencial ainda no 1º turno. Lula segue liderando as pesquisas, e mantém longa vantagem sobre seu principal adversário Jair Bolsonaro (PL). A chance de o ex-presidente ser eleito já na primeira etapa do pleito pode aumentar se o número de candidaturas diminuir.
Veja os Tweets:
Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar.
— Lula (@LulaOficial) July 29, 2022
Leiam até o final! ??? pic.twitter.com/zxC620cUXC
— André Janones (@AndreJanonesAdv) July 28, 2022