O publicitário João Santana reajustou no último mês o contrato de marketing para continuar na campanha do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). O pedetista apareceu como terceiro colocado nas pesquisas de intenção de votos, empacando em um dígito.
Santana, no mês de abril, para a pré-campanha de Ciro, cobrou R$ 250 mil mensais para a produção da imagem e das redes sociais do pedetista, o que incluiu o tal Ciro Games, programa em que o político entrevista convidados, critica adversários e, em um cenário moldado como simulacro de videogames, apresenta suas ideias para futuro mandado como chefe do Executivo federal.
No entanto, a partir de março, o marqueteiro pediu R$ 315 mensais ao PDT, por incluir agora as inserções de propaganda nacional partidária na TV.
Com a necessidade de maior produção de pesquisas qualitativas e a chegada da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, segundo o presidente do PDT Carlos Lupi, os honorários deverão ser reajustados mais uma vez e terá de negociar os valores a serem cobrados pelo publicitário, e possivelmente parcelar o valor no débito. As propagandas políticas de candidatos a presidente no rádio e na TV serão exibidas nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno da eleição às terças, quintas e sábados.
O trabalho de João até o momento não fez Ciro crescer. Na última pesquisa Ipespe, ele apareceu com apenas 8% das intenções de voto. Bem distante do segundo lugar e mais longe ainda de Lula, que pode vencer no primeiro turno.