O jogador do Corinthians, o português Rafael Ramos, foi acusado por Edenilson, atleta do Internacional, de ter praticado falas racistas durante a partida deste sábado (14), quando os dois times se enfrentaram pela sexta rodada do Brasileirão.
Edenilson acusou Rafael Ramos de tê-lo chamado de macaco e, por causa disso a partida ficou parada por cerca de 7 minutos enquanto tentava se esclarecer o ocorrido. O caso aconteceu na metade do segundo tempo, quando já estava 2 a 2, resultado que terminou. Pouco depois do incidente, o técnico corintiano, Vitor Pereira, tirou Rafael Ramos da equipe titular e o substituiu por outro atleta.
Ao final da partida, Jô, colega de Ramos, deu entrevista na beira do campo e explicou a situação. Segundo ele, Rafael disse que teria falado uma palavra com português de Portugal, semelhante a macaco, mas com significado completamente diferente e que não teria sido racista. Já o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, disse, também em entrevista, que o atleta havia falado “mano, caral**” e que os dois já haviam se acertado.
Porém, pouco depois da partida terminada, Edenilson decidiu prestar queixa por injúria racial e o atleta corintiano seria ouvido pelas autoridades ainda na noite deste sábado. O Inter soltou nota oficial repudiando o ato e confirmando a frase racista. O Corinthians ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.