O Brasil viveu um 7 de Setembro histórico nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, marcando o Dia da Independência com recordes inéditos. A delegação brasileira encerrou o penúltimo dia de competições com um total de 86 medalhas, superando os números de Tóquio. Foram 23 ouros, 25 pratas e 38 bronzes, consolidando a melhor campanha do país em todas as edições das Paraolimpíadas.
O destaque foi o judô, que trouxe três novos campeões, entre eles, Rebeca Silva, que venceu a cubana Sheyla Estupinan na final acima de 70 kg. Rebeca, que havia sido derrotada pela mesma adversária no Parapan de 2023, celebrou a vitória como uma “vingança desengasgada”.
Além de Rebeca, Arthur Silva conquistou o ouro na categoria até 90 kg (J1), e Wilians Araújo, em menos de um minuto de luta, garantiu o primeiro lugar entre os atletas acima de 90 kg (J1). Wilians dedicou a vitória à sua filha Carolina e celebrou o esforço que fez para alcançar o pódio. O judô também conquistou uma prata com Erika Zoaga e um bronze com Marcelo Casanova, fechando o dia com destaque para a categoria.
No levantamento de peso, Mariana d’Andrea brilhou ao conquistar o ouro na categoria até 73 kg, quebrando o recorde paralímpico com 148 kg. Ela homenageou o pai em sua conquista, repetindo o título que já havia alcançado em Tóquio-2020. O atletismo feminino também teve seu momento de glória com Rayane Soares, que venceu os 400 m, categoria T13, com direito a recorde mundial, e Jerusa Geber, que igualou a marca paralímpica nos 200 m, categoria T11.
O Brasil ainda teve outras vitórias no atletismo, incluindo um pódio duplo nos 200 m da T37, com Ricardo Mendonça e Gabriel Costa. Já o futebol de cegos, após perder nos pênaltis para a Argentina, garantiu o bronze ao vencer a Colômbia por 1 a 0, trazendo mais uma medalha para os esportes coletivos.
Na canoagem, Luiz Carlos Cardoso conquistou a prata, e Miqueias Elias Rodrigues levou o bronze, somando mais resultados expressivos para a equipe brasileira. Na natação, Lídia Cruz também garantiu um bronze nos 50 m costas, categoria S4, fechando o dia de conquistas.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line